0

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, praticar a solidariedade faz bem para a saúde, contribuindo diretamente para a felicidade do doador. Ajuda a diminuir os riscos de depressão, ansiedade e outras doenças mentais que afligem milhares de pessoas ao redor do mundo.

A doação de sangue, por exemplo, é considerado um ato de solidariedade nobre e poderoso, já que é capaz de salvar milhares de vidas. No dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o objetivo da data é homenagear os doadores e conscientizar os ainda não-doadores sobre a importância desta ação tão benéfica e necessária.

Mais motivos pelos quais você deveria doar sangue

Existem inúmeras razões pelas quais doar sangue é tão importante para ambos os lados. Cada doação de sangue pode salvar até 4 vidas que dependerão dele para sobreviver. Outro fator importante é que não existe substituto para o sangue, ou seja, este líquido tão precioso não pode ser produzido artificialmente – logo, quem precisa de sangue em emergências ou tratamentos depende exclusivamente da doação.

A doação de sangue também é um ato seguro e o sangue no seu organismo será reposto rapidamente, então não há pelo que se preocupar. Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue, e em uma doação são coletados no máximo 450 ml – ou seja, menos de 10% de todo o sangue. Este volume é reposto em 24 horas pelo organismo.

Atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente; por ano, são coletadas 3,7 milhões de bolsas. Embora estes números estejam dentro do parâmetro definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que prevê de 1% a 3% de população doadora, ainda há muito para melhorar.

É importante salientar o quanto, diariamente, hospitais precisam de sangue dos mais variados tipos. Muitas pessoas dependem da doação e o processo é muito rápido, fácil, seguro e simples.

Ter estas informações em mente podem ajudar a população a doar sangue mais frequentemente e praticar o bem ao próximo.

O que é preciso para que eu doe sangue?

Ficou interessado em ajudar a salvar vidas e ainda elevar a sua própria felicidade? Confira abaixo o que você precisa saber antes de ir doar sangue! Para a doação é necessário:

● Estar em boas condições de saúde;
● Ter entre 16 e 69 anos;
● Pesar no mínimo 50kg;
● Estar descansado;
● Necessário ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
● Estar alimentado;
● Evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação;
● Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do
candidato, emitido por órgão oficial.

Viu só como não é apenas com dinheiro que podemos fazer o bem? É possível aumentar a sua felicidade e a dos outros doando o seu tempo, ideias, energia e amor. Aproveite o Dia Nacional da Doação de Sangue doando o seu e sinta-se homenageado por toda a Equipe 3VS e, principalmente, pelas vidas que você poderá salvar com este ato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 1 =

Entrar em contato!
Falar com a 3VS